A Universidade Federal Fluminense

O curso de graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense encontra-se ,atualmente, no maior Campus da UFF, o Campus do Gragoatá, que situa-se no bairro de São Domingos, próximo ao centro da Cidade de Niterói, Rio de Janeiro.
 Veja a galeria de fotos e leia mais sobre a história da UFF abaixo :

      Em Niterói, a UFF* e seus vários campi confundem-se com a geografia da cidade, localizados em vários bairros - Centro, São Domingos, Ingá, Santa Rosa, Vital Brasil - e incorporados à rotina dos moradores. A universidade está para a cidade assim como a cidade está para a Baía de Guanabara: a UFF integra a paisagem urbana. Não há dúvida de que a UFF e Niterói formaram uma parceria bem-sucedida.
Mas se em 1961, a recém-criada Uferj contava com apenas 60 docentes, 170 funcionários e 3 mil alunos, na atualidade, a UFF corresponde a uma população de 60.180 pessoas: 3.078 docentes; 4.695 servidores técnico-administrativos; e 26.154 discentes de graduação presencial, 4.408 graduação à distância, 5.583 de pós-graduação stricto sensu e 16.262 de pós-graduação lato sensu (fonte: Siape e STI/UFF - dados apurados em 21/10/2010).
Esse universo equivale a 94 cursos de graduação (90 presenciais e quatro à distância), 76 programas de pós-graduação stricto sensu, sendo 45 mestrados e 31 doutorados, 161 cursos de pós-graduação lato sensu, 115 cursos de extensão e cinco mestrados profissionais, espalhados por Niterói e 13 municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro. A universidade tem também um núcleo experimental em Iguaba Grande e uma fazenda-escola em Cachoeiras de Macacu. São 32 unidades de ensino, quatro polos no interior, 27 polos de educação à distância (EAD) e uma unidade avançada em Oriximiná, no Estado do Pará.
A UFF tem uma biblioteca central (do Gragoatá), 23 bibliotecas setoriais, 349 laboratórios, 437 salas de aula, nove anfiteatros, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) com 276 leitos, a Farmácia Universitária e colégio de aplicação (Colégio Universitário Geraldo Reis).
Na área cultural, a universidade conta com a Editora da UFF, a Livraria Icaraí, o Cine Arte UFF, teatro, galeria de arte, a Orquestra Sinfônica Nacional, o conjunto Música Antiga e o Quarteto de Cordas.

     É considerada um dos principais centros de excelência no Brasil, com diversos cursos recebendo conceitos máximos no Provão e no Enade. A UFF figura entre as 15 melhores universidades da América Latina, segundo pesquisa recentemente publicada pelo "Webometrics Ranking of World Universities". No estado do Rio de Janeiro, figura em 2º lugar nesta pesquisa, à frente da UERJ, UNIRIO e UFRRJ e ocupando também o 11º lugar no ranking nacional. De acordo com o Censo da Educação Superior 2009, realizado pelo Ministério da Educação, a UFF passou a ser, em número de matrículas presenciais de ensino de graduação, a décima sexta maior universidade, a sexta maior universidade pública e a terceira maior federal do país.

*Para saber mais sobre, acesse o artigo completo: http://migre.me/cxAoL